02/08/2009

La Hija del Sueño

A Vida Depois dos Quarenta


Hoje li alguns emails, alguns com aquelas mensagens de auto-ajuda que as pessoas adoram enviar. Eu recebo todos os emails dos meus amigos, sem distinção, alguns eu abro e gosto, outros não. Mas em particular eu abri um esta semana que fala sobre a maturidade e eu adorei. Engraçado como a gente vai vivendo, os anos passam e não nos preocupamos muito em entender o nosso processo de amadurecimento.

Nós nascemos e vamos crescendo gradativamente, aprendemos a caminhar, a falar, a escrever, a ler. Vamos à escola. Temos muitas brincadeiras, e muita sede de aprender. Depois chegamos àquela fase que dizem ser complicada. Creio que os adultos acreditam que é uma fase complicada, mas com certeza para os adolescentes não é nem um pouco complicada. É a fase da auto-afirmação, dos novos amigos, da descoberta da sexualidade e tantas outras coisas maravilhosas que a vida tem.


Então chegamos à fase adulta, cheia de compromissos e responsabilidades. Muitas vezes em virtude de tantos compromissos, do trabalho, da família, dos filhos e dos problemas esquecemos o quanto é bom viver.


Se eu tivesse a chance de poder voltar no tempo e ficar em algumas das minhas idades. Sinceramente eu continuaria na fase adulta. Existe um ditado popular que diz: O jovem pode mas não sabe, o velho sabe mas não pode. E na fase adulta podemos unir as duas coisas: saber e poder. Por isto eu acredito que é a melhor fase das nossas vidas. Somos mais assertivos, não é uma regra, os adultos também erram. Mas geralmente se erra menos. O melhor da fase adulta é o auto-conhecimento. E com o auto-conhecimento podemos escolher o que mais desejamos, gostamos ou o que não gostamos. A única coisa que prejudica os adultos e a ausência de sonhos. E estes sonhos deveriam ser os mais simples. Simples como apreciar um pôr de sol, caminhar sem rumo, ou simplesmente não fazer absolutamente nada.


Admiro as pessoas que estão na terceira idade, aquela fase que somos chamados de velhos, idosos, e estas pessoas começam a fazer coisas que nunca fizeram antes. Eles voltam a estudar, se casam de novo, aprendem a trabalhar com o computador, fazem aulas de dança, saem para viajar sem destino.


A vida é bela, nós que complicamos ela. Muitas vezes deixamos a rotina e as responsabilidades atrapalharem a nossa felicidade. Esquecemos nossos sonhos, nos contentamos em trabalhar e ganhar dinheiro, e apenas sobrevivemos.


Necessitamos bem mais que apenas sobreviver, necessitamos viver de forma plena e feliz.


Por isto, mesmo que me chamem de visionária, lunática, fora da realidade, eu continuo persistindo e insistindo nos meus sonhos.


Acredito que somente quando se atinge um objetivo que nos realize plenamente podemos ser realmente felizes.


Assim eu amo a minha melhor fase, a fase adulta, onde se reúne todas as fases anteriores e que nos preparam para esta fase da vida em que nos recusamos a sermos adultos e voltamos a infância.



Adriana Grivot

2 comentários:

Camila Taboada disse...

Desespero Imediato

Cansei...
Dos papéis em branco, doa vasos quebrados...
Das paredes pintadas de vermelho,
Cansei do não exato, do sim imediato, das coisas que insistem em não vir,
Das pessoas rirem sem motivo, e olharem por cima da vida alheia.
Quero ouvir músicas inéditas, correr sem ter onde chegar
Enterrar-me até o desespero e depois chorar com vontade
Até o dia raiar...
Admirável lua, incandescente, translúcida, ilumina a minha fé
Cansei então de chorar, e interiorizar-me perante ti, a tua alma negra,
Cansei dos laços e afetos, dos beijos amargos e do abraço apertado...
Simplesmente cansei, de alguma coisa que nem eu sei...
E assim eu sou, caminhando contra o temporal de ventos.

Thathy Vilella disse...

Olá, Adriana!!!!

Concordo com você!!!! Mas devo dizer que tenho tentado fazer diferente; pelo menos ultimamente. E seu texto me estimula a continuar essa caminhada.

Nos últimos meses, tenho passado por várias atribulações e, apesar de toda a dor que elas me causaram, também me fizeram um bem enorme.

Hoje posso dizer que de fato sou e estou madura e amadurecendo; e devo isso às dificuldades pelas quais tenho passado. Porque graças a cada uma delas, entrei em contato comigo mesma, e nesse contato tive que não só amadurecer, mas ver e sentir na pele todo esse processo e usá-lo a meu favor.

E posso dizer que tenho usado da melhor maneira possível, pois ganhei mais vontade de viver, e despreocupadamente. Hoje digo, a plenos pulmões: SOU ADULTA, E VIVO ESSA FASE PLENAMENTE!!! Exatamente como você tão sabiamente escreve!!!!

PARABÉNS!!!! BRILHANTE O TEXTO!!!!