29/03/2009

Cabra Marcado Pra Escrever

Hoje Tia Preta apareceu no noticiário local da tv Globo de Pernambuco recebendo um diploma.

Ela e outras pessoas com idade superior a 60 anos concluiram um curso realizado na cidade litorânea de Cabo de Santo Agostinho 37 Km ao sul de Recife.Quase todos os alunos da turma de Tia Preta trabalharam em plantações de cana-de-açúcar, não puderam estudar na juventude e estavam recebendo o diploma da turma de alfabetização. Aos 92 anos Tia Preta recebeu seu diploma por ter aprendido a ler.

Sou estudante do primeiro período de jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco, e com meus 34 anos sou o mais velho em uma turma em que mais da metade dos alunos não passou dos 20 anos.Ser eu 1 dos únicos 3 alunos em 40 que tiveram sua formação do ensino médio em escolas públicas, esse é outro fator que faz minha presença tornar a turma do terceiro curso mais concorrido da universidade mais concorrida do Nordeste um pouquinho menos homogênea.

Pablo tentou por 5 anos entrar no curso de medicina da UFPE, sem sucesso. Desistiu e entrou no curso de fisioterapia da mesma universidade e passou lá 2 anos e meio antes de abandonar, prestar novo vestibular para jornalismo.Pablo é meu colega de turma e teve a maior nota da nossa turma no vestibular. Feliz por sentir que conseguiu finalmente responder para si mesmo aquela perguta que nos fazem quando somos crianças: "o que você vao ser quando crecer". Pablo só lamenta que demorou para chegar a essa conclusão de quer, mais do que qualquer outra coisas, ser um jornalista. Tenho 9 anos a mais que Pablo, que tem 25, se minha presença servir de consolo para ele...

Flávia é apaixonada por história. Mal começamos o curso de jornalismo e ela já está insatisfeita: "Devia estar fazendo história" -repetiu várias vezes, dia desses.

A turma me convidou essa semana para um tradicional torneio de futebol da turma de jornalismo. Estou começando a fazer novos amigos. Mais um recomeço.

Nunca é tarde para recomeçar.Aos 34 eu recomeço.Tia Preta começa aos 92, pois quando perguntada pelo repórter se pretendia ir adiante sorriu "se Deus quiser eu continuo estudando, se Deus não quiser, eu não estudo, não é?


Candrel de Moraes

2 comentários:

Thathy Vilella disse...

Olá!!! Concordo plenamente com vc. Eu mesma, a cada dia que passa experimento um novo recomeço na minha vida. E hoje experimento o maior de todos: a busca de minha independência. Por isso, seu texto me caiu como uma luva!!! OBRIGADA!!!! Muito bom o texto!!! (como sempre, aliás.). PARABÉNS!!!

Unknown disse...

Ai, amigo, me identifiquei c o texto.

Depois de tantas conversas pelos corredores da vida, pelos ônibus e tals, vc sabe o q eu qro, né? Qro e n abro mão; vou começar a correr pra conseguir entrar no cac esse ano; coloquei essa meta na minha vida e agora só sossego qdo conseguir.