22/03/2009

Cabra Marcado Pra Escrever

Fica para a Próxima


Tá lá no best-seller da capa preta : "amai os vossos inimigos ". Não deve ser para aprendermos isso em uma só encarnação.Ou vai faltar lugar no inferno. Com algum esforço, no máximo, conseguimos o que Lulu Santos canta em seu velho hit, e assim "Não desejamos mal a QUASE ninguém" (Toda Forma de Amor). Desejo, de verdade, que meus desafetos sejam felizes. Bem longe de mim. Podiam ser felizes na Austrália ou na Suécia, isso enquanto a primeira missão tripulada para Marte ainda não for possível.

Conheci uma garota há alguns anos com quem não fui com a cara à primeira vista. O problema é que a tal garota parecia ter ido com a minha. Eu a achava pretensiosa e exagerada.Soube que era filha única e à medida que a conhecia melhor ela foi se encaixando na minha cabeça como a encarnação da música “Filho Único”, o mea-culpa song que Cazuza gravou no seu último trabalho, “Burguesia” (“porque eu sou filho único e os filhos únicos são seres infelizes”). Como a garota me tratava bem – até parecia gostar de mim, vejam só! – não me sentia à vontade para não gostar dela.

Há poucos dias, a libertação: um conhecido que temos em comum me confessou que a tal garota-Cazuza-sem-o-talento-de-Cazuza disse a meu respeito: “eu o conheço faz tempo, e ele sempre foi um abestalhado”! Ufa! Agora me sinto em uma situação confortável para desejar que ela conheça um belo marciano que a leve e a faça feliz em seu planeta.

Estive pensando, e acho que, mais difícil que obedecer o “amai os vossos inimigos” é “amar o próximo”.

É mais fácil aturar as manias de quem está longe.

Dia desses na minha aula de Francês Instrumental (não queiram que eu diga o que é isso) minha professora que mora há quase 3 décadas na França, nos explicando o porque de os franceses em geral não gostarem dos árabes, foi objetiva: “porque tem muitos deles por perto”. Depois ela veio com mais detalhes sobre a diferença cultural, de costumes e blá-blá-blá, mas o “estar por perto” me pareceu suficiente.

Ora, por que nossos principais rivais no futebol (só no futebol?) são os argentinos, com seus 2 títulos mundiais, e não a Alemanha e a Itália, com 4 títulos cada? Resposta: A Argentina está perto demais!

Problema dos palestinos e israelenses: pertos demais.

Rivalidade entre Pernambuco e Bahia: pertos demais.

Cariocas e paulistas: pertos demais.

Franceses e Ingleses: pertos demais!

Por que torcedores de futebol, quando outro time de seu próprio estado enfrenta um outro time de fora, eles torcem pelo forasteiro? Perto demais!

Que meus inimigos sejam felizes! Longe.

Que meus amigos façam o imenso favor de me aturar por perto, pois até algumas pessoas de quem gostamos podem estar perto demais – ou por tempo demais.

“Amar os vossos inimigos” ou “amar o próximo”... Temos que continuar tentando aprender – faz parte da evolução espiritual, eu creio. Mas é bom que esse negócio de reencarnação exista – pois essas lições vão ficar para a próxima.



Candrel de Moraes

3 comentários:

Nyx disse...

Adorei, amigow. Essas nossas afinidades são demais mesmo.

Thathy Vilella disse...

Muito bom o texto!!! Ainda melhor do que na primeira que o li, quando ele ainda era um "rascunho". Seja como for, concordo com vc: é bem mais difícil amar o próximo do que quem tá longe da gente. E compartilho da mesma opinião que vc: que meus desafetos (será que tenho muitos? nem sei mais!!! rsrsrsrs) sejam felizes para sempre; mas bem longe de mim!!!!! Bjoooooooooo

Michelly Oliveira disse...

Charles,

Desculpa a demora, mas enfim... passei aqui pra prestigiar o amigo.

Adorei. Realmente eu quero inimigos bem longe. Adorei a definição do 'perto demais'.

Abração.

Keen in touch my friend!!

Kisses