24/05/2009

No Final do Arco-Íris

Caros leitores da coluna! Inicio com um pedido de desculpas com a minha ausência e com o comprometimento de boas atualizações futuras! O quê teremos hoje no fim do arco-íris? Um ponto pra Igreja Católica!

Na última semana, a utilização da internet foi mencionada por homens que lideram duas filosofias: a
religião e a política.

O Papa Bento XVI pediu essa semana, que jovens propaguem o evangelho pela internet e se utilizem dessa ferramenta para divulgação da doutrina católica. De acordo com a Veja, em pronunciamento para cerca de 20.000 pessoas, o símbolo maior da Igreja Católica, afirma a sua conscientização com o mundo atual e a relação dos jovens com a tecnologia no corrente século. Menciona ainda sobre o potencial da rede bem como a relação interpessoal que se dá mediante à mesma. Prova de que o Vaticano está “ligado” no mundo virtual, é o mantimento do próprio site “A Santa Sé”, e um canal no You Tube onde são divulgados vídeos e cerimoniais relacionados ao pontífice.

Nessa mesma semana, o nosso ministro das comunicações Hélio Costa, em declaração feita na abertura do 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, em Brasília, diz que: “Essa juventude tem que parar de ficar só pendurada na internet. Tem que voltar a assistir TV e ouvir rádio”.

Claro que entre a sua máxima, declarou a necessidade das emissoras televisivas investirem em resgatar o interesse do jovem pela telinha, e, na minha opinião, a televisão brasileira está de fato estagnada.

Mas o interessante é o que une essas duas pessoas: a sua opinião pela internet. De um lado, a aposta e um pedido para que se utilizem dessa ferramenta, enquanto por um outro lado a falta de confiança e a opção por mídias convencionais e de massa.

É interessante as opiniões divergentes e a forma como elas se interligam por um fio.

Fiz esse apanhado geral para observar a equivocação de nosso ministro. Obviamente não vejo e nem desejo uma extinção da televisão, mas é inevitável a troca positiva de outros veículos para a internet. Um meio móvel, prático e rápido, alia-se com a rotina das pessoas que dependem do tempo.

Concluo mais, manifestando que a internet não é um meio onde as pessoas fiquem “penduradas”. Sites e redes sociais atuais, são grandes ferramentas de informação e notícia, meios de se manter informado e também de pesquisas, e isso deve ser um item a ser bastante valorizado.

Bem ministro, creio que você não está muito informado das grandes possibilidades que a internet nos proporciona para crescimento pessoal e intelectual, mas já consigo observar que o pontífice da Igreja Católica, tem uma noção do que a internet pode trazer para as pessoas… e tem procurado investir nisso. Estimo sucesso!

Abraço,


Gisele Rebelo

Um comentário:

Thathy Vilella disse...

Olá, Gisele!!!!

É mesmo muito interessante - e estimulante - ver como duas opiniões tão divergentes a respeito de uma ferramenta de comunicação tão atual como a internet podem ser animadoras e chocantes. Tudo junto e ao mesmo tempo!!!!

Animadora a forma de a figura central da Igreja Católica - vista por alguns com certo ceticismo e, em alguns momentos, tratada até com relativo desrespeito - revela algo que por o vermos assim não percebemos da devida maneira: a inteligência e sagacidade.

É mesmo muito inteligente da parte do Sumo Pontífice referir-se à internet não como algo alienante, mas como um grande meio de aproximar ainda mais as pessoas da Igreja. Essa atitude mostra o quanto o Papa enxerga longe, pois só mesmo alguém de visão é capaz de pensar como ele.

Por outro lado, é triste ver que ainda exsitam pessoas como o nosso "ilustre" Ministro das Comunicações, que vê a internet de uma forma tão tacanha e limitada.

Será que ele não aprendeu que a comunicação possui vários meios e ferramentas de propagação? Ainda mais num mundo como o nosso, que muda numa velocidade assustadora; tão grande, que precisamos de um meio pra acompanhar tudo tão rápido quanto as mudanças acontecem.

E ainda mais levando a vida que a gente leva, sempre tão corrida e sem tempo pra nada. É muita ignorância alguém abrir a boca pra dizer que a Internet é "um meio onde as pessoas fiquem penduradas" . Barbaridade das grandes!!!! Vergonhoso mesmo!!!!

A internet é, sim, UM PODEROSO MEIO DE INFORMAÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO. Além de uma valiosa ferramenta de relacionamento interpessoal.

Assim como vc, tb não vejo a internet como algo que algum dia venha a ter o poder de extinguir a televisão. É apenas mais uma forma de comunicação no nosso mundo globalizado.

Mesmo pq a televisão ainda tem um poder que a internet não tem tanto assim: o de reunir as famílias. Pq é bem mais comum se ver uma família reunida na frente da televisão do que na frente do computador (que só pode ser utilizado por uma pessoa de cada vez).

PARABÉNS pelo texto, Gisele!!! MUITO BOM!!!! Valeu a espera!!!! Abraço!!!!