Saudades da Língua Portuguesa
Ah! Que saudade da língua portuguesa. Da nossa língua portuguesa, tão esquecida, cada dia mais e mais posta de lado.
Sinceramente eu não sei qual é o idioma que está sendo ensinado nas escolas, mas com certeza é um arremedo da língua portuguesa, ou os alunos não estão se esforçando para realmente falar e principalmente escrever português.
Eu fico impressionada com a falta de linguagem e vocabulário dos nossos estudantes, e não pensem que isto acontece somente no ensino médio, acontece nas universidades também.
Eu li esta semana um artigo de uma escritora holandesa que fala no que temos no Brasil, e do nosso país no contexto global. Ela diz, que somos um país abençoado, eu concordo totalmente. O problema é que não nos damos conta disso. Sempre temos a tendência de valorizar o que existe lá fora. Mas eu creio que temos que começar a valorizar a nossa língua. E para valorizá-la não basta apenas falar, temos que estudar e escrever corretamente o português.
Eu sei que o Brasil é um país extenso, e que nos estados existem expressões únicas. Mas são expressões criadas pelo povo de uma região.
Atualmente vivemos numa pobreza cada dia maior em termos literários, não falo que não tenhamos bons escritores, me refiro a não termos bons leitores.
Os jovens não lêem, essa é a realidade. Eu não me refiro a ler um livro porque devem apresentar uma redação sobre ele. E se o fazem, isso é feito com uma dificuldade cada vez maior de compreensão de texto. Falta de compreensão, falta de vocabulário, falta de expressões que definam uma idéia do começo ao fim.
É meus amigos, nossos estudantes cada vez mais têm dificuldade em exprimir idéias, e isso é muito preocupante. Quando se têm dificuldade de exprimir uma idéia é por falta de vocabulário, e falta de vocabulário indica uma pessoa que sabe apenas falar do que ela vê no dia-a-dia. Indica sim, que esta pessoa não lê e não tem intimidade com um idioma. Eu diria mais, acredito que as escolas deveriam ter nos seus curriculuns duas matérias fundamentais para se ter compreensão e coerência de idéias. Essas matérias curriculares seriam a filosofia e a sociologia, mas vivemos em um país que a educação e a cultura estão cada dia mais negligenciadas.
Me deprime a idéia de termos uma geração de semi-analfabetos, que terão uma dificuldade muito grande em educar as gerações futuras. E mais, a filosofia, a meu ver deveria ser estudada nas escolas para incentivar os jovens a pensarem. A incentivar o raciocínio, coisa cada dia, mais rara.
Ler nos leva a lugares, nos faz ver mundos diferentes. Uma leitura que exercita o raciocínio expande a mente e o conhecimento.
Por isto eu sinto tanta saudade da língua portuguesa.
Adriana Grivot
Sinceramente eu não sei qual é o idioma que está sendo ensinado nas escolas, mas com certeza é um arremedo da língua portuguesa, ou os alunos não estão se esforçando para realmente falar e principalmente escrever português.
Eu fico impressionada com a falta de linguagem e vocabulário dos nossos estudantes, e não pensem que isto acontece somente no ensino médio, acontece nas universidades também.
Eu li esta semana um artigo de uma escritora holandesa que fala no que temos no Brasil, e do nosso país no contexto global. Ela diz, que somos um país abençoado, eu concordo totalmente. O problema é que não nos damos conta disso. Sempre temos a tendência de valorizar o que existe lá fora. Mas eu creio que temos que começar a valorizar a nossa língua. E para valorizá-la não basta apenas falar, temos que estudar e escrever corretamente o português.
Eu sei que o Brasil é um país extenso, e que nos estados existem expressões únicas. Mas são expressões criadas pelo povo de uma região.
Atualmente vivemos numa pobreza cada dia maior em termos literários, não falo que não tenhamos bons escritores, me refiro a não termos bons leitores.
Os jovens não lêem, essa é a realidade. Eu não me refiro a ler um livro porque devem apresentar uma redação sobre ele. E se o fazem, isso é feito com uma dificuldade cada vez maior de compreensão de texto. Falta de compreensão, falta de vocabulário, falta de expressões que definam uma idéia do começo ao fim.
É meus amigos, nossos estudantes cada vez mais têm dificuldade em exprimir idéias, e isso é muito preocupante. Quando se têm dificuldade de exprimir uma idéia é por falta de vocabulário, e falta de vocabulário indica uma pessoa que sabe apenas falar do que ela vê no dia-a-dia. Indica sim, que esta pessoa não lê e não tem intimidade com um idioma. Eu diria mais, acredito que as escolas deveriam ter nos seus curriculuns duas matérias fundamentais para se ter compreensão e coerência de idéias. Essas matérias curriculares seriam a filosofia e a sociologia, mas vivemos em um país que a educação e a cultura estão cada dia mais negligenciadas.
Me deprime a idéia de termos uma geração de semi-analfabetos, que terão uma dificuldade muito grande em educar as gerações futuras. E mais, a filosofia, a meu ver deveria ser estudada nas escolas para incentivar os jovens a pensarem. A incentivar o raciocínio, coisa cada dia, mais rara.
Ler nos leva a lugares, nos faz ver mundos diferentes. Uma leitura que exercita o raciocínio expande a mente e o conhecimento.
Por isto eu sinto tanta saudade da língua portuguesa.
Adriana Grivot
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